O PROCESSO DE COACHING




http://www.self-empowerment.com.br/self-empowerment/coaching.htm
Coaching é um processo desenvolvido com base em uma parceria, o Coach, o qual dispõe de técnicas para ajudá-lo a alcançar seus objetivos, identificando suas metas, avaliando as perspectivas, definindo uma estratégia e executando as ações que promoverão as mudanças que se deseja.
É como se a pessoa passasse a dispor de alguém que confia no seu potencial, que o apóia em seus objetivos, e com quem pode compartilhar seus sonhos e desejos. Alguém que o observa como um "terceiro olho", e que o ajuda a descobrir seus bloqueios, assim como a desenvolver e tornar aparente as suas aptidões.
Como o Coaching é um processo de melhoria contínua, o resultado do trabalho do coach é o Sucesso do profissional observado.
Muitas pessoas sentem-se insatisfeitas com aquilo que fazem por viverem em desequilíbrio com aquilo que são. A vida profissional acaba tornando-se uma jornada incerta e sem perspectivas. Nestes casos, o processo de Coaching está preparado para ajudar um indivíduo a transformar sua carreira numa oportunidade de crescimento e realização, ou ainda para oferecer todo o suporte necessário durante um período de descoberta e/ou transição.
Paradoxalmente, existem pessoas de sucesso que por serem perfeccionistas punem a si mesmas além dos limites razoáveis. Isso frequentemente diminui a auto-confiança, gerando stress, sentimentos de isolamento e impotência. Para estas situações o Coaching poderá ajudar o indivíduo a refletir sobre sua carreira ou negócio, ajudando-o a definir novos objetivos, estabelecer novos desafios e a conseguir alcançar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal
Uma das partes mais interessantes do Coaching é o desenvolvimento de competências e liderança. O processo foca nas habilidades para produzir resultados e na modificação de comportamentos que reduzem sua efetividade. É como um processo de investigação e reflexão. De descoberta pessoal de fraquezas e qualidades, aumentando a consciência e a capacidade de responsabilizar-se pela própria vida com estrutura e foco.
No Coaching cada indivíduo tem um programa desenhado sob medida para atender suas necessidades. Todo o processo de Coaching é desenvolvido em sessões individuais e o programa segue uma metodologia testada e aprovada. A periodicidade varia de acordo com a disponibilidade e necessidade de cada pessoa.
Nas primeiras sessões, é feito um mapeamento do estado atual e será desenvolvido um plano detalhado para conquistar os objetivos pessoais e profissionais.
Durante o processo, deverão ser respondidas as seguintes perguntas:
• Onde estou agora?
• Quais são meus pontos fortes e pontos a serem melhorados?
• Como potencializar meus recursos?
• Quais são meus desejos de realizações?
• Para onde estou indo?
• Como é possível resolver este meu problema em particular?
• Como potencializar minha carreira?
• Como posso melhorar meus relacionamentos?
• Como ser bem sucedido(a)?


Na verdade, tornar-se um coach significa encontrar em si mesmo a excelência, o que gera constante estímulo para essa busca.
Curiosamente, os melhores profissionais não são aqueles motivados inteiramente pelo dinheiro. A própria natureza do coaching significa que a "profissão" está centrada em torno do "fazer a diferença para alguém". Se o foco for o dinheiro, é muito provável que isso o leve à uma diminuição da preocupação com o indivíduo, esfriando a relação e comprometendo o resultado.
Felizmente, coaches que entram na "profissão" movidos fundamentalmente pelo ganho financeiro deixarão a atividade rapidamente - o que ajuda a manter a integridade e a reputação dos coaches que permanecem.